Explicação da iniciativa
O Fórum Social Temático Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental preparatório à Rio + 20 e aos eventos da sociedade civil relacionados a esta conferência [Cúpula dos Povos], se insere no processo Fórum Social Mundial e coloca-se à serviço da sociedade civil global que se prepara para a Rio + 20.
Com o intuito de viabilizar a interlocução e o encontro de todos e todas interessados em desenvolver um processo de acúmulo teórico prévio que fortaleça a intervenção no momento da Rio + 20, o FST desenvolveu esta ferramenta eletrônica de discussão.
A Plataforma de Diálogo formata-se como um espaço para construção de debates acerca das temáticas relacionadas ao FST e à crise sistêmica e inter-relacionada – ambiental, social, econômica e financeira – com a qual nos defrontamos atualmente. Pretende também promover a integração dos caminhos para a afirmação de paradigmas alternativos à civilização industrial, produtivista e consumista, e à agenda da transformação social, ambiental, política, econômico-financeira e cultural que lhe corresponde; mapear as resistências já em curso; aprofundar os laços entre os atores e atrizes comprometidos com esta pauta, de forma a mobilizá-los para a ação; estimular sua convergência e auxiliar a elaboração de propostas concretas, buscando fornecer meios para a participação efetiva da sociedade civil na Cúpula dos Povos da Rio + 20.
Para que este processo abrangente de discussão ocorra a partir de outubro, os organizadores do FST deverão oferecer uma plataforma eletrônica de trabalho para os grupos temáticos e as iniciativas específicas rumo à Rio+20, capaz de permitir a coordenação e o cruzamento transversal de todo o debate até janeiro.
Objetivos
A Plataforma de Diálogo tem como objetivo proporcionar um ambiente virtual de diálogo livre, aberto, transparente e democrático sobre temáticas vinculadas ao FST, de forma a desenvolver um processo de formação e acúmulo teórico, elaboração de propostas concretas e mobilização global que fortaleça a participação da sociedade civil no momento da Rio + 20.
A Plataforma formata-se, assim, como uma das ferramentas possíveis de interlocução entre os diversos atores e atrizes de todo o planeta que trabalham acerca de uma temática específica, queiram dialogar transversalmente rumo à Rio + 20 e consideram o FST como um momento relevante no processo de preparação deste evento.